MARKETING – Planejamento e controle das ações de marketing
Nossa equipe de consultores poderá atuar junto à sua equipe/depto de marketing ou ainda auxiliar na constituição de um novo depto de marketing, selecionando e preparando profissionais (funcionários de sua organização) com perfil/aderência à esta área ou assistindo no processo de recrutamento em conjunto com seu depto de RH.
As etapas percorridas em nossa assistência, consultoria em marketing, são:
- Análise de Ambientes
- Real situação da empresa perante o(s) mercado(s) de atuação;
- Capacidade de produção e entrega (linha de produtos ou serviços em ordem de importância);
- Portifolio de fornecedores (análise do poder de barganha);
- Identificação quali-quantificável das variáveis incontroláveis que podem interferir no desenvolvimento do negócio;
- Elaboração de matriz de equilíbrio (Matriz SWOT).
- Análise de Mercado e Concorrência
- Avaliação de tendências e evolução do(s) mercado(s);
- Análise comparativa sob aspecto dos 4P´s dos principais concorrentes;
- Análise BCG;
- Desenvolvimento e apresentação de Mapa Perceptual (relação Marca X Posicionamento X Preço).
- Definição do Público-Alvo e Posicionamento
- Definição do target sob aspectos geográficos, sociais e comportamentais;
- Desenvolvimento de Posicionamento Competitivo e de imagem de marca.
- Objetivo Mercadológico
- Discussão e adoção do objetivo mercadológico: quantificável e mensurável.
- Estratégias
- Apresentação das ações de marketing, com detalhamento sobre o que, quando e como fazer.
- Determinação dos sistemas ou métodos de avaliação
- Acompanhar e alterar o rumo das ações, quando necessário, mediante critérios pré-estabelecidos de mensuração de resultados, sejam estes de vendas, aumento de produção, economia de escala, tempo de entrega etc.